Andamento do Projeto

O Termo de Execução Descentralizado (TED- N° 13/2021/DF/SEDE/INCRA-INCRA, Processo n° 54000.126265/2021-07) do Projeto AMARIS-UFV foi celebrado entre o Incra e a UFV em 10 de dezembro de 2021 pelo então presidente da autarquia, Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho.

As ações têm por objetivo coletar dados de campo que retratem com clareza e integridade os sistemas agrários e a realidade socioprodutiva das famílias. Dentre as informações coletadas estão os dados agrários, ambientais, geográficos e socioeconômicos, que irão auxiliar o Incra na realização de cadastramento para fins de regularização fundiária.

Atividades em Rondônia

Em março de 2023 a equipe do projeto iniciou as atividades de levantamento de dados de campo no município de Vilhena, em Rondônia.  As atividades no estado foram finalizadas em maio de 2024, totalizando 12.034 registros no Sistema Amaris, dos quais 10.000 foram de famílias que aceitaram as visitas dos técnicos.

Foram contemplados 24 municípios no estado de Rondônia: Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D’Oeste, Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Vilhena.

Legenda: Capacitação dos técnicos para as coletas em Rondônia e inicio das coletas.

Atividades no Pará

No estado do Pará as coletas se iniciaram em abril de 2024 e foram finalizadas em maio de 2025. Foram realizadas 6.444 visitas sendo que dessas apenas 5.898 aceitaram responder o questionário e apresentaram todos os documentos.

Foram contemplados 24 municípios no estado de Rondônia: Irituia, Capitão Poço, Acará, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Tomé-Açu, Bujaru, São Domingos do Capim, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá.

Legenda: Mobilização realizada em março de 2025 nas comunidades: Quilombo de Narcisa e Carrapatinho no município de Capitão Poço-PA.

Legenda: Mobilização realizada em maio de 2025 na comunidade Quilombola de Santana do Capim.

Atividades no Amazonas

Os trabalhos na gleba Juma, localizada no município de Apuí, tiveram início em 20 de janeiro de 2025, após a capacitação da equipe técnica realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro em Porto Velho/RO. A parte prática do treinamento ocorreu na gleba Mapinguari, no município de Canutama/AM, permitindo que os 12 técnicos envolvidos se familiarizassem com os procedimentos de campo. O objetivo do projeto é realizar 5.100 coletas na região sul do estado.

Legenda: Inicio dos trabalhos de mobilização no sul do Amazonas em setembro de 2024.

Legenda: Capacitação dos técnicos para as coletas no Amazonas. O dia de campo da capacitação ocorreu em 16/01/2025 na gleba Mapinguari no município de Canutama/AM.

Legenda: Mobilizações realizadas em maio de 2025 na Gleba Mapinguari, no município de Canutama/AM.

Legenda: Reuniões com lideranças e coordenações das glebas Mapinguari, Três Irmãos e C-1.

Legenda: Reuniões com as associações das glebas Curuquetê e João Bento, município de Lábrea/AM.

Legenda: Reuniões de mobilização na Gleba  C1, no município de Canutama/AM.

Legenda: Reuniões realizadas com lideranças e mobilização das Glebas João Bento e Curuquetê no município de Lábrea/AM. Na Reunião estavam presentes o presidente e membros das associações AUPRA e ASCOTI. Além dos agricultores das linhas, vicinais e ramais.

Legenda: Reunião realizada em 24/09/2025 com lideranças e agricultores da gleba C-1, Ramal Militão, no município de Canutama/AM.

Legenda: Reunião realizada em 27/09/2025 com lideranças e agricultores da gleba C-1, Ramal do Divino, no município de Canutama/AM.